quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ENCONTRO DA CRISMA DO DIA 12/02 NO COLÉGIO JOÃO RAMALHO

MARCAS DO “CAMINHO DE FÉ”
Quando a experiencia humana é afetada pelo dom da fé,ocorre a transformação. A vida se enche de sentido e o coração, de alegria. A razão encontra respostas, a as buscas remetem ao infinito. O encontro entre o humano que procura e o Deus que se deixa encontrar modifica o viver. Essa atitude, tão expressiva para o ser humano, muitas vezes é apresentada de forma visível, material e perene. Há muitos monumentos que a fé edificou
para proclamar sua grandeza sobre todas as coisas existentes.
Em Jerusalém os cristãos visitam os lugares sagrados onde Jesus passou: O lago de Genesaré ( mar da Galiléia), o monte das bem aventuranças, o jardim das Oliveiras o local da crucificação e o tumulo de Jesus, onde se recorda sua ressurreição. São locais que lembram um acontecimento passado,
hoje, ali estão edificadas igrejas que fazem pensar sobre o significado daqueles
lugares. A presença de Jesus, naquele tempo, agindo com seu povo, tornou aqueles espaços sagrados. Em Roma, os cristãos ergueram a Basílica sobre o tumulo do apóstolo Pedro. Muita outras outras igrejas e santuários remetem a experiencia humana da aliança com Deus e por isso demarca-se o lugar para celebrar encontro.
AS MARCAS DA FÉ
A bíblia registra pessoas que edificavam monumentos, altares e marcos para recordara a ação amorosa de Deus ao longo da história.
A aliança de Deus com a humanidade se deu com Abraão quando ele reconheceu que Deus é um só, que se comunica com a humanidade
e convida o ser humano a responder o seu chamado mediante a obediência da fé.
Abraão confiou naquele que o chamava e acreditou na sua promessa. Disse a ele:
Sai da tua terra, do meio dos teu parentes e da casa de teu pai, e vai para a terra eu te mostrarei. Farei de ti um grande povo e abençoar-te-ei; tornarei famoso o teu nome, de modo que seja uma benção.
Em ti todas as famílias serão abençoadas”(Gn12,1-3).
Abraão se encontra na origem de nossa fé, faz parte do eterno designio divino.
Conforme Abraão percebia a presença misteriosa e amiga de Deus, demarcava territórios, erguia monumentos, simbolizava materialmente sua fé.

A experiencia de Abraão se estendeu pelas gerações futuras.
Seu filho e netos continuaram a fé no Deus único e vivo. Eles expressavam essa confiança erguendo monumentos e altares por onde passavam.
Assim também fizeram Jaco, Josué, Moises e muitos outros descendentes de Abraão para marcar lugares sagrados onde Deus se comunicava com eles, fosse em sonhos ou acordados, o Senhor sempre lhes aparacia aumentando ainda mais a fé de seus servos.
Em nosso caminho catecumenal também aconteceram experiencias pessoais de encontro com o Deus de Jesus Cristo. Como no tempo de Abraão, Deus fala conosco e pede a nossa confiança mediante a fé. Há muitos sinais ao longo do percurso da fé. Há palavras que marcaram, há muitas musicas que tocaram, há sonhos que não foram esquecidos, há pessoas que mudaram nossa vida, há sofrimentos que nos purificam, há alegrias que nos contagiam.
Cada um de nós sabe muito bem como Deus foi falando conosco neste tempo. Todos sabemos também que ele continua a se comunicar conosco, revelando seu amor incondicional e infinito.

LEITURAS QUE DEVEMOS CONHECER

(Rm 4,18), (Rm 4,24),(Gn 12,7),Gn 13,3s),(Gn 13,18).



Nenhum comentário:

Postar um comentário